O trabalho na Tesouraria

O trabalho na Tesouraria

Trabalho. Esta é a palavra que define não só a atividade da Tesouraria da OAB JABAQUARA, da qual, honrosamente, sou o Diretor, mas resume toda a atuação da gestão OAB JABAQUARA EM BOAS MÃOS, liderada por nosso Presidente, Dr. Antônio Ricardo Miranda Júnior. Trabalho. Muito trabalho. Trabalho incessante.

Ainda em 2015, quando me vi candidato a Diretor-Tesoureiro de nossa Subseção, senti o desafio e a responsabilidade que teria pela frente.

A eleição da atual Diretoria Executiva da OAB JABAQUARA para o triênio iniciado neste ano, foi histórica, uma vez que se deu com uma maioria esmagadora e inédita de votos, somando mais de 70% dos votos válidos!

Muito além da circunstância, a lúcida consciência deste momento histórico fez com que o desafio e a responsabilidade se agigantassem sobremaneira.

Isto porque, ou, antes, isto “também” porque, vivemos momento bastante peculiar nas finanças de nossa Ordem.

A fonte quase única de receita de nossa Subseção, bem como de todas as demais co-irmãs, na dura realidade, foi, e ainda é, a boa e velha máquina de xerox.

Com o advento do processo digital, entretanto, o uso de folhas impressas, pela Advocacia, caiu e vem caindo vertiginosamente. Tende a desaparecer. Nesta esteira, tende a praticamente acabar o uso da máquina de xerox.

Qual será, doravante, nossa fonte primária de receita?

Não há respostas administrativo-financeiras prontas, menos ainda fórmulas “mágicas”.

O que nos cumpre, e isto está claro, é não deixar nossa Subseção refém de máquinas do passado.

A demanda, sem empirismos, é pela reavaliação de todo o papel das Subseções, em sua finalidade de servir a cada Advogado, a cada Advogada com inscrição em seus quadros.

E, isto, a gestão OAB JABAQUARA EM BOAS MÃOS já tem feito e fará ainda mais.

No estrito âmbito da Tesouraria, entretanto, buscamos não só fontes alternativas de receita, mormente por intermédio de nossa proficiente Comissão de Parcerias, criada pelo Presidente Antônio Ricardo nesta Gestão, como já obtivemos grande sucesso na redução de nossos custos.

Com vistas ao corte de despesas, além do combate sem tréguas a todo e qualquer desperdício, implantamos, sem delongas, medidas tão simples quanto eficazes, como, por exemplo, a total remodelação de nossa iluminação, com a aquisição, ainda que paulatina, de lâmpadas de led para toda a Casa da Advocacia, o que, felizmente, já impactou de modo bastante positivo em nossas despesas forçadas de energia elétrica.

Além disto, iniciamos um trabalho austero de revisão dos contratos que envolvem nossa Subseção, notadamente em relação à locação do imóvel que nos serve de sede; em relação às locações de nosso auditório para eventos úteis à Advocacia; em relação à pessoa jurídica que nos fornece o serviço de alarmes de segurança; em relação à manutenção de nosso elevador; etc.

Para citar apenas uma revisão contratual de sucesso já plenamente concluída e de grande proveito para nossa Subseção, posso mencionar a locação de nosso auditório para a prestigiada Associação Paulista de Direito Criminal (APDCRIM).

Após intensas rodadas de negociação, a Tesouraria conseguiu rever, e, mais do que isto, renovar a parceria da OAB JABAQUARA com a APDCRIM, praticamente dobrando o valor por ela pago pela utilização de nosso auditório aos sábados.

Mais um impacto positivo em nossas finanças.

A Tesouraria está, como dito no início, trabalhando incessantemente. Muito mais trabalhará até o término da gestão OAB JABAQUARA EM BOAS MÃOS, com a conquista de novos sucessos para as finanças, e, assim, para o bem-estar de nossa Advocacia.

A Tesouraria, na pessoa deste Diretor, tem o compromisso com o zelo e com a eficiência na administração das finanças de nossa Subseção, para ser coerente com a liderança sadia de nosso Presidente, Dr. Antônio Ricardo Miranda Júnior; para fazer jus à dedicação incansável de meus companheiros de Diretoria Executiva, e, sobretudo, para estar à altura da grande honra que é servir à Advocacia de nossa OAB JABAQUARA.

**************************************************

Carlos Eduardo de Vasconcelos Filho
Tesoureiro
OAB Jabaquara – Gestão em boas mãos


Receba novidades em seu e-mail

Inscreva-se aqui e receba informações em seu e-mail.