Palavra do Presidente – Bem-vindo a uma nova era da OAB Jabaquara

palavra-do-presidente-ricardo-oab

Com muita alegria, dou boas-vindas às advogadas e aos advogados da OAB Jabaquara.

Este website vem preencher uma grande lacuna de nossa Subseção: a falta de eficiência na comunicação e na prestação de contas à Advocacia. Ainda, nos permite oferecer novos e importantes serviços.

Construído sem nenhum centavo da OAB, agradecemos nossos patrocinadores, que apostaram em nosso projeto e viabilizaram a construção de nosso website. Estejam certos de que suas marcas serão reconhecidas e prestigiadas pela advocacia jabaquarense, uma comunidade integrada por cerca de 3.300 honrados advogados, e que não para de crescer.

Agradecimento, também, ao nosso Assessor de Comunicação, Sr. Carlos Pace, por embarcar neste sonho conosco. Sonho que, agora, torna-se realidade.

Pelo website, será possível:

  • Acompanhar nossa programação através do calendário institucional;
  • Fazer inscrição em palestras e cursos;
  • Agendar sala de reunião para uso privativo;
  • Apresentar sugestões e críticas para incrementar nosso Sistema de Gestão de Qualidade – SGQ;
  • Denunciar prerrogativas violadas e contatar nossa Comissão de Direitos e Prerrogativas;
  • Conhecer a história da OAB Jabaquara;
  • Conhecer e participar de nossas Comissões;
  • Ler artigos jurídicos de qualidade produzidos pela nossa advocacia jabaquarense (e você já está convidado a publicar seu artigo aqui);
  • Encaminhar representações à nossa Comissão de Ética e Disciplina;
  • Contatar nossa Ouvidoria;
  • Conhecer e se inscrever em nossos Cursos da Escola Superior da Advocacia – ESA – Núcleo Jabaquara;
  • Ter um canal direto com o Presidente da Subseção;
  • Acessar diversas outras opções de informação e serviços.

Na medida em que ideias vão surgindo, aperfeiçoaremos nosso website com novas ferramentas e funcionalidades. Não deixe de apresentar suas críticas e sugestões. Participe!

Embora este website tenha sido construído especialmente para os advogados jabaquarenses, ele também é aberto a toda comunidade jurídica e sociedade civil. Estão todos convidados a participar.

A construção deste website faz parte de um plano traçado desde o início de nossa primeira gestão (2013-2015). E sobre isso, gostaria de falar um pouco mais.

O papel de uma Subseção da OAB vem se transformando de forma muito veloz. Em nossa gestão anterior, o processo eletrônico passou a ser a realidade da nossa profissão e isso teve um impacto fortíssimo na vida da Subseção. A frequência de advogados no fórum vem diminuindo gradativamente, e a tendência que isto impacte na frequência e utilização de nossos espaços (Sala do Advogado e Casa da Advocacia). Por isso, estamos repensando o papel da Subseção.

Para se ter uma ideia, o serviço de reprografias (xerox), de 2013 para cá, sofreu queda de arrecadação de cerca de 65%. Esta fonte de receita representava 100% da verba de custeio de nossa Subseção, uma vez que o repasse da anuidade paga pelos advogados se esgota no pagamento do aluguel do prédio e no pagamento aos funcionários e encargos.

Nossa gestão anterior iniciou com este grande desafio: gerir com eficiência para otimizar os poucos recursos, além de transformarmos nossa Subseção num espaço de real e efetiva utilidade para toda a Advocacia.

Trabalhamos e o desafio vem sendo superado!

Quem acompanhou as conquistas da gestão anterior sabe que foram muitas. Não à toa, fomos reeleitos para mais um mandato com quase 70% dos votos válidos – vencendo em todas as urnas, dos mais velhos aos mais jovens.

Conquistas que só foram possíveis em razão de uma gestão responsável, rigorosa com as contas, que soube priorizar as demandas urgentes e que vem buscando novas fontes de receita.

Não adiantava reclamar da falta de suco na Sala do Fórum quando nosso edifício não tinha AVCB aprovado. Não adiantava reclamar pela falta de placa de metal em homenagem a palestrantes quando, pela ausência de ar-condicionado, era insuportável permanecer na Casa do Advogado em dias quentes. Não adiantava reclamar da falta de festas quando nosso elevador para acessibilidade não tinha manutenção permanente. Traçar prioridades é marca de todo bom gestor.

Com a superação destes graves problemas, pudemos avançar e conquistar. E mais conquistas estão por vir. Esse é meu compromisso firmado com cada advogado e advogada inscrito na OAB Jabaquara.

Desde 2013, nossos espaços vêm sendo compartilhados com os colegas para atendimento de seus clientes, facilitando a vida profissional de muitos colegas que não tinham local adequado para conversar com seus clientes.

Passamos a ter um espaço para o debate de ideias de interesse da Advocacia e da comunidade ao nosso entorno. Passamos a ter um local para a construção de relacionamentos e networking. E também passamos a ter um espaço com mais arte, desde as obras de nossa galeria até apresentações musicais e teatrais.

Abrimos e democratizamos a Casa da Advocacia. Não podíamos ser um mausoléu para uso de poucos. Nossa vocação é cosmopolita e não paroquial. Com elegância e sem cafonice.

A advocacia jabaquarense passou a protagonizar a sua verdadeira vocação de liderança nas discussões de nossa comunidade.

Passou a dialogar com nossa Secional e com nossas Subseções vizinhas, em benefício de nossa própria Subseção. Não somos uma ilha, olhar para cima e para os lados é questão de inteligência – o mundo está conectado.

Passou a ser ouvida e respeitada, em razão do diálogo respeitoso estabelecido com nosso Fórum Regional e com nossos Distritos Policiais.

Passou a ser um espaço de cursos e palestras de qualidade para aperfeiçoamento profissional – dos mais variados temas.

Transformou-se num espaço de respeito às divergências. De valorização das diferenças. De incentivo ao plural e ao democrático.

De reconhecimento ao papel imprescindível da mulher na construção de um mundo melhor. De abertura e confiança no jovem, que inova. De reverência ao mais velho, que ensina.

De olhar o outro para reconhecer a si mesmo – sejamos o que somos. Sem importar crenças religiosas, bandeiras ideológicas, orientações sexuais, gêneros ou heranças étnicas/raciais. Apenas humanos. Apenas advogados.

Nossa OAB Jabaquara é o espaço para todos aqueles que desejam colaborar na construção de uma Advocacia melhor, de uma comunidade mais humana e de um país mais justo. A construção é coletiva e agindo no micro, transformamos o macro.

Com o nosso website, avançamos mais um pouco. E, com ele, potencializaremos a nossa força para conquistas de novos e importantes objetivos que ainda temos pela frente.

Venha fazer parte desta história de conquistas, traga sua divergência, suas ideias e sua ação. Todos são importantes.

Em breve, será lançada a Revista da OAB Jabaquara (impressa), com tiragem de 10 mil exemplares – para associar sua marca à nossa gloriosa entidade (Espaços Físicos, Website, E-mail Marketing, Digital Signage e Redes Sociais), contate nossa Assessoria de Comunicação.

OAB Jabaquara cada vez mais atuante. Advocacia cada vez mais forte.

Deixo um grande abraço a todos – em especial aos diretores executivos da atual gestão – Terezinha, Maíra, Cíndia e Carlos, imprescindíveis nestas conquistas. Assim como foram os diretores executivos da gestão anterior – Terezinha, Karina (Carlos), Hugo e Kattie.

E, claro, um abraço caloroso a nossos diretores de comissões que, agora, dentre tantas atividades importantes já realizadas, terão a missão de colaborar conosco na produção de conteúdo de qualidade para nosso website.

Junte-se a nós e construa uma outra história conosco.

Antônio Ricardo Miranda Júnior

logo-oab-jabaquara-em-boas-maos


Receba novidades em seu e-mail

Inscreva-se aqui e receba informações em seu e-mail.