Palavra do Presidente – O novo Advogado e a nova OAB

palavra-do-presidente-ricardo-oab

Nenhuma conquista nasce de um dia para o outro. Antes de colher, precisamos preparar a terra, semear, regar e aguardar o tempo necessário para que os frutos despontem. Há muito suor por trás de cada conquista. Desde 2013, não é outra coisa que fazemos pela nossa Subseção senão plantar. Muitos frutos já vieram. Alguns estão vindo agora. E muitos outros virão pela frente.

Nesta semana, inauguramos a segunda Sala de Reunião (Sala 2) da OAB Jabaquara. Com o sucesso da primeira, inaugurada na gestão passada, agora o Advogado(a) conta com mais uma sala para atender o seu cliente e realizar suas reuniões. E o melhor de tudo é que, pelo nosso website, ele pode agendar e reservar a sala – de forma simples e ágil.

A Subseção passa por um importante processo de revisão de seu papel. As demandas da advocacia hoje são diferentes das que eram não faz muito tempo. Com a Era do Processo Digital, recém surgida, muitos paradigmas da profissão vêm sendo derrubados e substituídos por outros.

Com a tecnologia aliada à nova forma de constituição de sociedade (a sociedade individual da advocacia), um novo advogado vem surgindo no mercado. Trata-se de um profissional menos apegado ao escritório físico e suas sóbrias mesas de mogno. Um profissional menos apegado à sua coleção de RT´s em sua biblioteca particular. Um profissional menos apegado a uma escrita rebuscada e prolixa. Um profissional que ajuíza menos e negocia mais. Sua assinatura agora é eletrônica e não através de uma elegante montblanc.

Este novo profissional está conectado. É um profissional dinâmico. Seu escritório está na nuvem. O gerenciamento de processos e financeiro de seu escritório está a um clique em seu celular. A consulta de jurisprudência é feita pela web.

Já se foram os tempos de irmos às bibliotecas e perdermos o dia fazendo pesquisas. Já se foram os tempos de gastarmos com papeis timbrados, envelopes e correios. O mundo e a sociedade se transformam a passos largos e a advocacia tem que acompanhar as transformações.

A OAB deve estar atenta a isso. Se os escritórios cada vez menos lidam com papéis, a OAB também deve se inserir no mundo digital. Nossa Subseção, dentre tantas outras conquistas, conta hoje com um website repleto de funcionalidades, reflexo destas transformações pelas quais passamos.

Mas não só para o desenvolvimento de suas atividades precípuas, a OAB deve, na sua vertente de prestadora de serviços, oferecer a este novo advogado a possibilidade de exercer sua atividade de forma que o dignifique, facilitando o exercício de sua nobre profissão. A entidade deve atender também a este novo advogado. A OAB não é apenas dos grandes escritórios, mas sim de cada advogado e advogada que, na labuta diária, colaboram na construção da Justiça.

Se a Secional já vem trabalhando nisso, a exemplo da conquista das publicações eletrônicas (intimações) de forma gratuita a todos os colegas, a Subseção também vem cumprindo com seu dever. E as duas Salas de Reunião vêm propiciar ao advogado a possibilidade de ter um lugar digno para atendimento de seus clientes. A reserva online simplifica e facilita a vida do colega.

Com muito orgulho da equipe que formamos na gestão da OAB Jabaquara – Diretores Executivos e Comissões, anuncio a criação da segunda sala de reunião para uso exclusivo do Advogado inscrito na OAB Jabaquara – com reserva e agendamento online.

Advogadas e Advogados, ocupem a OAB Jabaquara. Ela pertence à Advocacia. Tratem nossa Casa com carinho e respeito, pois é um lugar sagrado, mas ela é nossa. A OAB Jabaquara pertence à Advocacia e, exatamente por isso, é espaço da cidadania, de democracia, de pluralidade, de respeito às diferenças e divergências, de intransigência com violação aos Direitos Humanos e injustiças sociais, de respeito às leis e à Constituição. É lugar imprescindível para a construção de um Brasil melhor.

Advogados e Advogadas Jabaquarenses – Ocupem a OAB!

Antônio Ricardo Miranda Júnior
Presidente da OAB Jabaquara

logo-oab-jabaquara-em-boas-maos


Receba novidades em seu e-mail

Inscreva-se aqui e receba informações em seu e-mail.